Limpeza do lar em tempos de Covid-19

19 de maio, 2020 2:36

Nesses tempos de pandemia, é muito importante ter cuidados redobrados quando o assunto é limpeza do lar. Além de ficar em isolamento em casa, evitando ao máximo o contato com aglomerações, também temos que ficar atentos a locais onde o vírus pode permanecer. O Coronavírus é um vírus resistente e que pode ficar por dias sobre algumas superfícies.

E saber por quanto tempo ele pode ficar sobre alguns tipos de materiais é algo que pode ajudar na sua segurança e na das pessoas à sua volta. Por isso, pensando em te ajudar neste momento difícil, nós da Hoffman Decor vamos falar sobre quanto tempo esse vírus pode ficar em alguns lugares. Saiba quanto tempo ele permanece em cortinas, almofadas, tapetes e muito mais. Apresentaremos também algumas dicas para higienizar a sua casa durante a pandemia.

Quando tempo o vírus da Covid-19 pode ficar no ambiente?

A atual pandemia tem feito a preocupação das pessoas com a higiene mudar bastante. Hoje é preciso ter muito cuidado com a limpeza tanto de ambientes públicos quanto de casa. Se você tem um escritório o qual diferentes pessoas frequentam todos os dias, a higienização de mesas, sofás e qualquer outra superfície deve ser frequente.

Já quando o assunto é limpeza do lar, você não precisa limpar tudo o tempo todo. Mas é importante ter cuidado com locais por onde circularam pessoas de fora ou membros da sua família que estão doentes.

Segundo dados fornecidos pela Organização Mundial de Saúde, por ser um vírus novo, ainda não existem informações exatas sobre quanto tempo o vírus causador da COVID-19 pode sobreviver em diferentes superfícies. Segundo estudos, ele tem uma resistência parecida com a dos coronavírus anteriores, podendo ficar em alguns lugares por horas ou até mesmo dias.

Essa permanência vai depender do tipo de material sobre o qual ele está e também de algumas outras condições como a umidade e temperatura do local.

Com base em estudos sobre outros coronavírus, pesquisadores estimam que ele pode ficar em superfícies como metal, plástico, cerâmica e vidro por até nove dias. O problema é que em baixas temperaturas, ele pode permanecer nesses lugares por até 28 dias.

Quando o assunto são maçanetas, bancadas ou outras superfícies rígidas de aço inoxidável, ele pode se manter vivo por até dois a três dias. Curiosamente, o cobre se mostrou capaz de matar o vírus em aproximadamente quatro horas.

Ainda não existem informações concretas sobre quanto tempo o coronavírus é capaz de permanecer em tecidos. Mas com base em estudos de outros vírus semelhantes, estima-se que ele possa permanecer em almofadas, tapetes e cortinas por aproximadamente 72 a 96 horas.

Limpeza do lar durante a pandemia

Para manter o ambiente limpo durante a pandemia, a principal recomendação da Organização Mundial de Saúde é limpar as superfícies usando desinfetante. Mesas, bancadas, maçanetas e até mesmo lâminas de persianas podem ser higienizadas com desinfetante simples, que é bastante efetivo contra o vírus.

Depois de limpar essas superfícies, lave bem as mãos com água e sabão ou qualquer higienizador à base de álcool. É importante também realizar a limpeza usando a máscara e tomar muito cuidado para não colocar as mãos nos olhos, boca ou nariz.

Já para realizar a limpeza de tapetes, cortinas e almofadas de tecido você pode preparar uma solução com água, vinagre e bicarbonato de sódio. Coloque a mistura em um borrifador e espirre sobre os tecidos que você deseja higienizar.

Seguindo esses cuidados na limpeza do lar, você ficará muito mais seguro durante a pandemia. E para acompanhar muito mais sobre o mundo da decoração, continue acompanhando o blog da Hoffman Decor. Estamos sempre trazendo novidades por aqui. Acesse https://hoffmanndecor.com.br/blog/ e vaja os nossos conteúdos!