Persianas sob medida – Como fazer a compra ideal

8 de abril, 2019 8:59

As persianas são parte fundamental da decoração de um ambiente, afinal elas são mais do que um item decorativo. As persianas têm a função de criar um equilíbrio na luminosidade dos ambientes nos quais elas são instaladas, por isso existe um modelo mais indicado para cada tipo de ambiente. Elas também atuam ajudando no controle da temperatura.

Para saber qual é o melhor modelo para cada caso, é preciso identificar alguns pontos, como o cômodo no qual será feita a instalação das persianas, em que local do cômodo ela irá ficar e qual será a sua utilidade.

Hoje é possível comprar persianas sob medida de acordo com a sua necessidade ou vontade, mas para isso é fundamental conhecer os principais tipos de persianas e quais são as suas indicações de uso.

Os melhores tipos de persiana de acordo com o ambiente

Sala de estar

Para a sala de estar você pode optar pelos modelos rollo blackout, rollo translúcido ou uma rollo tela solar. Os modelos com tela solar permitem ver através do tecido, com o grau de visibilidade dependendo do fator de abertura. Quanto mais alto o fator de abertura, mais visibilidade externa ela irá oferecer.

Cozinha

Na cozinha, as persianas de PVC, Alumínio ou Rollo tela solar são as melhores opções, afinal esse é um ambiente que tem bastante contato com gordura. Na cozinha as persianas de tecido tendem a ficar manchadas por causa da gordura, por isso não são muito indicadas para esse ambiente.

Quartos

No quarto o controle da luminosidade é muito importante, por isso uma boa opção para esse cômodo pode ser a persiana blackout de tecido. Esse tipo de persiana é disponibilizado em dois modelos, a Rollo com sua estética mais lisa e clean, e a Romana com sua estética em linhas horizontais. Estas oferecem uma variedade de cores e texturas.

Banheiro

Os modelos de persianas mais indicados para banheiros são a Rollo tela solar e Horizontais em PVC, pois são fáceis de higienizar, além de serem disponibilizadas em diferentes cores. Outra opção é o alumínio que dispõe de várias opções de lâminas e cores, porém em contato com a umidade ela vai enferrujando ao longo do tempo.

Comprando persianas sob medida

Agora que você já conhece alguns modelos de persianas para cada ambiente, pode começar a pensar na compra delas. Ao comprar persianas sob medida é preciso ter em mente que ela deve cobrir apenas as janelas, por isso o seu tamanho é bem diferente do de uma cortina.

Para saber o tamanho correto da persiana, você vai precisar do tamanho da janela onde será feita a instalação e a distância entre a janela e as paredes à sua volta. Agora vamos falar com mais detalhes sobre como obter essas medidas.

Encontrando o tamanho ideal das persianas sob medida

Para começar, você deverá medir a largura e a altura do local onde a persiana será colocada. O ideal é medir com uma trena. Com essas medidas você já poderá decidir se a persiana será colocada por dentro ou por fora do vão da janela.

Caso opte por deixa-la dentro do vão da janela, diminua 1 cm da largura e 1 cm da altura para que as frestas fiquem menores.

O ideal é que a distância entre as frestas e a janela seja entre 6 a 10 cm no caso de persianas horizontais. Nas verticais, o ideal é entre 12 a 15 cm.

Se preferir que ela fique fora das frestas, adicione cerca de 10 a 15 cm em todas as extremidades. Dessa forma você terá o tamanho ideal das suas persianas.

Ao tirar as medidas para persianas, é importante levar em consideração as medidas dos quatro cantos da janela, mesmo que seja uma persiana aplicada diretamente no teto do local. Vale lembrar que pode haver irregularidades, seja na parede ou na própria janela, por isso, se você quiser ter mais exatidão nas medidas, faça a medição em 3 lugares diferentes da janela e mantenha nas suas anotações a menor medida encontrada.

Ao fazer persianas sob medida, é fundamental ter uma atenção especial na hora de tirar as suas medidas, afinal, as medidas corretas irão permitir que você consiga um ambiente equilibrado e com persianas funcionais que irão ajudar na ventilação e no controle da luminosidade da forma correta. Se necessário, não hesite em contar com ajuda profissional para calcular o tamanho correto das suas persianas sob medida.