Como combinar cortinas, tapetes e sofás com criatividade

15 de agosto, 2019 9:45

Quando falamos em decoração de sala de estar, existem três elementos principais que fazem toda a diferença. São eles: as cortinas, o tapete e o sofá. Combinar cortinas tapetes e sofás pode parecer uma tarefa fácil, mas é preciso se atentar a alguns detalhes para que tudo fique perfeito.

No post de hoje, vamos dar algumas dicas para que você faça a combinação entre esses três elementos, criando um ambiente harmonioso e aconchegante.

Apesar de termos citado as salas de estar, elas podem ser aplicadas a qualquer ambiente onde haja necessidade de combinar cortinas, tapetes e sofás.

Com essas dicas, você vai ter um resultado muito mais harmonioso que vai valorizar muito o seu ambiente. Então se prepare para começar a planejar a sua próxima decoração!

Dicas para combinar cortinas, tapetes e sofás com criatividade

Saiba o tamanho da sala

Antes de mais nada, é importante ter ideia do tamanho do ambiente onde serão colocados os itens. Então comece medindo o tamanho da sala onde vai ficar o sofá.

Assim você evita vários problemas como a compra de um sofá grande demais, o que pode acabar atrapalhando na circulação do ambiente.

Além disso, sabendo o tamanho da sala, você vai poder definir também o melhor tipo de sofá a ser usado. Se será um de canto ou algum modelo que vai ficar centralizado no local.

Defina as cores

Depois de saber o tamanho da sala, o próximo passo é pensar nas combinações de cores a serem usadas. A escolha ideal vai depender da sensação que você quer passar naquele ambiente.

As cores quentes (laranja, vermelho e amarelo), por exemplo, passam uma sensação de alegria e são ideais para locais onde há pouca entrada de luz. Já as cores frias (azul, verde e violeta) são ideais para ambiente bem iluminados, criando uma sensação de calmaria que deixa o cômodo bastante agradável.

Com elas você também pode usar as cores neutras como branco, bege e tons pasteis. As cores neutras são bastante versáteis e ajudam a deixar o ambiente aconchegante.

Só é preciso ter cuidado para que não haja uma sobrecarga de cores. Então pesquise por diferentes paletas de cores e veja quais delas vão combinar melhor com a decoração e personalidade do ambiente que está sendo planejado.

Começando pelo sofá

Ao planejar a combinação de cortinas, tapetes e sofás, o mais recomendável é começar pelo sofá. Por geralmente ser um móvel central, ele tem bastante destaque no ambiente, principalmente quando se fala em sala de estar.

Nas lojas você vai encontrar diversos modelos de sofá, produzidos com diversos materiais diferentes. Se preferir, você pode até mesmo comprar um sofá sob medida para a sala.

A melhor opção de material vai depender do clima de onde você mora. O importante é que esse material seja bem confortável, macio e não seja quente ou frio demais.

No quesito cor, você pode optar pelas cores neutras como a opção mais segura. Mas se preferir, poderá escolher também uma cor mais chamativa, mas que combine bem com as que foram definidas para a cortina e o tapete.

A melhor opção de cortina

Com o sofá escolhido, chegou a hora de combinar as cortinas. As cortinas não possuem apenas função de decoração. Elas também serão as responsáveis pelo controle de entrada de luz e ventilação no ambiente. Por isso, todos esses fatores devem ser levados em consideração.

Existem diferentes modelos de cortinas e persianas produzidos com diferentes tipos de tecido. Os tecidos mais pesados ajudam a conservar o calor enquanto os levem promovem uma maior dissipação da temperatura. A escolha ideal vai variar de acordo com o local a ser decorado.

As cores podem ser escolhidas de acordo com a luminosidade do ambiente. Se for pouco iluminado, as cores quentes são mais recomendadas enquanto as frias caem muito bem em lugares mais bem iluminados.

Por fim, escolhendo o tapete

O último elemento a ser escolhido é o tapete. Os tapetes são elementos de decoração muito importantes, que ajudam a tornar os cômodos mais aconchegantes e harmoniosos. Mas para isso, é preciso que eles estejam de acordo com o visual do sofá e das cortinas.

Aqui no blog temos um post especial com várias dicas para escolher o tapete ideal.

Para que ele case bem com o ambiente, é importante que ele esteja em harmonia com o tamanho do sofá. O ideal é que ele fique com um dos lados embaixo do sofá ou de algum outro móvel.

Assim ele não só vai se tornar mais bem integrado com outros móveis, mas também vai ficar mais seguro, evitando que fique escorregando.

As cores e materiais vão depender do estilo da sua decoração. O ideal é que ele funcione como um complemento para o sofá e as cortinas, nunca sendo o centro das atenções. Tapetes de cores neutras podem ser uma boa escolha, mas você também pode ousar com cores mais alegres ou até mesmo sobreposições.

Outra opção bastante segura e que normalmente funciona é combinar as cores do tapete e sofá, principalmente quando são cores neutras.

O importante na hora de combinar cortinas, tapetes e sofás com criatividade é fazer com que um seja complemento do outro. Se estiver ocorrendo algum tipo de sobrecarga, será preciso repensar os seus elementos, então sempre planeje bem antes de fazer qualquer compra.