7 dicas para não errar na escolha do tapete ideal

2 de maio, 2019 4:35

A decoração de um ambiente é algo que envolve muitos fatores. É preciso escolher bem os móveis, a posição de cada um deles e a decoração para que tudo fique perfeito. E um elemento que pode fazer toda diferença no aconchego de um ambiente é o tapete.

Ao procurar por tapetes nos deparamos com uma infinidade de materiais, formatos, tipos de design e muito mais. Algumas pessoas podem até se sentir perdidas com o tanto de opções. É preciso escolher o modelo certo para ter harmonia com o ambiente e ter um visual agradável, além de oferecer conforto e praticidade para aqueles que vão frequentar o cômodo.

Pensando nisso, preparamos este post especial com dicas para você não errar na escolha do tapete ideal. Veja como escolher o tapete certo para qualquer tipo de decoração, deixando os ambientes mais agradáveis através da harmonia entre os elementos.

7 dicas para escolher o tapete ideal

1 – Analise o espaço

Existem diversos tamanhos e formatos de tapete, sendo os principais deles o retangular e o circular. Não existe uma regra definida para qual formato usar em cada ambiente, o ideal é fazer uma análise de acordo com a disposição dos móveis de cada cômodo para escolher a melhor opção.

Dependendo do espaço disponível e do estilo da decoração, você pode apostar até mesmo em uma sobreposição. Além de deixar o ambiente com um visual mais moderno e ousado, a sobreposição permite trabalhar com mais cores.

Você pode fazer como na foto de exemplo que usou um tapete de pelos brancos sobre outro com estampa mais clássica para deixar o ambiente com um toque romântico e delicado.

2 – A quantidade de móveis também importa

Em ambientes com muitos móveis como as salas e quartos, o mais recomendável é o tapete retangular. Nesses cômodos, o tapete auxilia na sensação de “expansão” do espaço quando os móveis são colocados sobre ele.

Já os tapetes circulares são mais indicados para ambientes mais aconchegantes como um cantinho de leitura ou espaço de reunião da família.

Eles também são ótimos para destacar algo que você queira pôr em evidência. Se quiser chamar mais atenção para uma peça decorativa, por exemplo, pode coloca-la sobre um tapete redondo.

3 – Para cada cômodo, uma opção

Pode ser difícil a escolha do tapete perfeito não é mesmo? Por isso preparamos este blogpost com dicas imperdíveis para a escolha deste item.
Young woman laying on the carpet

Na sala de jantar, a escolha vai depender do tamanho e formato da mesa. O recomendável é optar por um tapete que tenha o formato diferente da mesa. Se a mesa for redonda, por exemplo, o ideal é o tapete quadrado. Porém, se a mesa for retangular, opte por um tapete que também seja retangular.

Quando se fala em mesas, o tamanho do tapete deve ser de 70cm a 1 metro maior do que cada um dos lados da mesa. Quando for tirar essa medida, não deixe de considerar também o tamanho das cadeiras.

4 – Liso ou estampado?

A escolha de um tapete liso ou estampando vai depender do estilo da decoração. Se você quer um visual mais clássico, o tapete liso ou com estampas com cores neutras será uma opção perfeita. Já em ambientes mais alegres, com um visual mais jovial, as cores das estampas podem ser mais vibrantes e chamativas. O ideal é que o tapete funcione como um complemento de toda a decoração, seja combinando com as cores já presentes ou criando um contraste agradável.

5 – Quando optar pelo tapete natural

Os tapetes naturais são totalmente adaptáveis e podem ser usados em ambientes com diferentes quantidades de iluminação. Ele possui uma boa temperatura de toque, que vai se alterando de acordo com o clima. Ou seja, você tem um tapete quente para o inverno e fresco para os dias de calor.

Pra completar as vantagens deste tipo de tapete tem também o seu toque é muito agradável. Você pode apostar nos tapetes naturais para ambientes como salas pequenas, living, sala de jantar ou até mesmo quarto de casal.

6 – Os tapetes sintéticos também têm suas vantagens

Outra opção são os tapetes sintéticos, que são ideais para quem deseja manter o ambiente fresco durante o ano todo. Com um toque mais seco, eles são encontrados em uma enorme variedade de cores e estampas, podendo se adaptar a muitos tipos de decoração.

7 – Escolha o tapete por último

A principal dica para escolher o tapete ideal é deixando a escolha dele por último. Assim você vai poder analisar bem a disposição dos móveis, a decoração e visualizar o efeito que o tapete irá causar no ambiente. Lembre-se que os tapetes são muito mais do que uma simples forração para um lugar. Eles são parte da decoração e talvez até mesmo da história do cômodo onde está sendo colocado.

Seguindo essas dicas você vai criar ambientes que oferecem não só muito conforto, mas também um visual harmonioso e agradável. Conhecendo os diferentes tipos e texturas de tapetes disponíveis, vai ficar muito mais fácil criar uma decoração incrível que vai surpreender a todos.