4 Dicas para escolher a cortina ideal para casa

8 de abril, 2019 10:04

As cortinas fazem parte da decoração de interiores há muito tempo. Até hoje estes itens são modernos, atemporais e dão charme aos ambientes. Existem diversas opções para diferentes ambientes e todas podem ser combinadas com outras partes da decoração para dar muita personalidade para toda a sua casa, por isso escolher a cortina cortina ideal pode ser difícil.

A cortina vai muito além da sua praticidade de controlar a iluminação e garantir a privacidade do ambiente. Elas podem complementar qualquer decoração, dando um clima aconchegante e até mesmo sofisticado para praticamente todos os espaços de uma residência.

Uma das vantagens das cortinas é serem completamente personalizáveis, podendo ter diferentes tamanhos e materiais, garantindo que você sempre tenha um toque pessoal na sua escolha.

Não há como determinar qual cortina você deve escolher, afinal, tudo parte de um princípio de gosto pessoal. Mas é claro que temos algumas dicas para ajudar você a tomar a melhor decisão e encontrar a opção que mais combina com seu gosto e com a sua decoração.

Dicas para escolher a cortina ideal para casa

As cortinas e as persianas são itens praticamente indispensáveis na decoração. Ambas possuem uma função similar, que é oferecer proteção contra a luminosidade e também tornar o ambiente reservado. A diferença fica por conta do material com que são feitas e os mecanismos de abertura e fechamento. Mas hoje vamos focar nas cortinas, que são mais clássicas, aconchegantes e muitas vezes mais acessíveis do que a maioria das persianas.

As cortinas são um dos itens favoritos dos decoradores porque elas basicamente “vestem” a casa. Com elas é fácil garantir um charme, aconchego ou até mesmo trazer um ar moderno e despojado para um ambiente.

Confira nossas dicas para escolher a cortina ideal para a sua casa:

1- Escolhendo a cor

Como é de se imaginar, a escolha da cor e textura do tecido é a principal característica para garantir o modelo certo para o seu ambiente. É possível optar por uma grande variedade de cores e tecidos. Porém, caso esteja na dúvida e com medo de errar e acabar com uma cor enjoativa, recomendamos escolher um tecido de tons mais claros e neutros.

Outra opção para apostar em uma cor sem errar na decoração é escolher cores ou estampas que possuem semelhança visual com detalhes já existentes na decoração. Tente combinar alguma das cores da decoração com a cor do tecido da cortina, porém, evite o marrom. Muito marrom em um ambiente pode carregar o mesmo.

Em ambientes com tons muito fortes, como pisos ou móveis pretos, uma boa escolha são as cores suaves e claras. Essa escolha vai equilibrar bastante a decoração e trazer vida para seus espaços.

Apostar no preto também pode ser uma boa escolha em cômodos muito brancos. Essa é uma cor bastante moderna e dinâmica, uma excelente opção para quem quer uma decoração diferenciada.

2- Escolhendo o tecido

A escolha do tecido também altera bastante o visual da sua cortina, além, é claro, de mudar a luminosidade oferecida pela cortina, já que é o tipo de tecido que determina a quantidade de luz que vai entrar no ambiente.

Se você quiser mais luminosidade e estiver disposta a “brincar” com o efeito que a luz do sol pode fazer no ambiente, recomendamos o chiffon e voil nas cores claras, preferencialmente brancas. Essas opções vão oferecer um visual mais moderno e mais leve para o cômodo.

Evite também o uso de cortinas com muitas camadas e muitos detalhes. Além de deixar o ambiente pesado, elas dão mais trabalho na manutenção e não possuem um visual tão interessante para decorações modernas.

Se a ideia for barrar a luz para conseguir um ambiente bem escuro, como é o caso na maioria dos quartos, o melhor é apostar nos tecidos de trama mais fechada, como o algodão, o linho ou a seda.

3- Como decidir o tamanho

A escolha do tamanho também está diretamente ligada com o gosto pessoal. Porém, de forma geral os decoradores e designers de interiores preferem utilizar o tamanho completo, que vai do teto até o chão. A cortina com este comprimento aumenta bastante o ambiente, além de ficar muito elegante.

Essa é uma excelente opção para quartos, salas de estar, salas de jantar entre outros ambientes. O quanto a cortina fica próxima do chão é também escolha pessoal, alguns profissionais optam por um tamanho que arraste, enquanto outros prefere um acabamento mais rente.

Já nas cozinhas, nos banheiros e nos escritórios é preferível o uso de um tamanho mais curto, se possível usar o tamanho da janela como base para a dimensão da cortina, cerca de 15 cm a mais para todas as direções.

4- Tipos de suporte para a cortina da sua casa

Existem diferentes tipos de trilhos para a instalação a serem considerados na hora de escolher a cortina ideal para casa: o tradicional varão, o trilho redondo e o trilho suíço.

O varão é o método mais comum, sendo geralmente usados em cortinas com argolas, ilhós e ou enfiadas dentro do mesmo. Ele é instalado acima da janela e a cortina tem passagens para correr pela estrutura. No trilho redondo a cortina desliza dentro do trilho,  é utilizado quando o cliente ou profissional não gostam do sistema de argola ou ilhós e o ambiente não possui sanca de gesso. Já o trilho suíço é utilizado em ambientes com sanca de gesso, onde o mesmo não fica aparente.  

Escolher a cortina ideal para casa não é uma tarefa tão simples, mas esperamos que essas dicas te ajudem a tomar a decisão certa para arrasar na decoração da residência!